Freguesia de Miranda do Corvo
  
                               
Miranda do Corvo é uma freguesia portuguesa do concelho de Miranda do Corvo, com 46,61 km² de área e 7 140 habitantes (2001). Densidade: 153,2 hab/km².
A freguesia é constituida pelas seguintes localidades: Bairro Novo, Bubau, Bujos, Cabeço, Cadaixo, Carapinhal, Chapinha, Corvo, Espinho, Fraldeu, Galhardo, Godinhela, Lapinhas, Lobazes, Lomba do Faval, Meãs, Moita, Moinhos, Montoiro, Pai Viegas, Pereira, Trémoa, Retorta, Roçaio, Tábuas, Tróia, Vale de Açor, Vale Salgueiro, Vale Simões e Vendas da Serra.
Confronta com as Freguesias de Vila Nova, Lamas e Rio Vide (Concelho de Miranda do Corvo), e com a Freguesia da Lousã (Concelho de Lousã).
Esta é uma Freguesia predominantemente montanhosa, sendo definida pelo maciço da Serra da Lousã, a Nascente e a Sul; pela serra de Semide a Norte e a Poente.
Sobressaem os altos de Salgueiro, Espigão, Tróia e Pessegueiro. A Freguesia de Miranda do Corvo, a par da Freguesia de Vila Nova, corresponde a área principal do concelho, situadas, quase na totalidade, na extensa bacia fértil que vai da vila até ao sopé da serra que corre da Lousã para o Espinhal e que, no concelho, toma os nomes de Espinho e de Miranda.

O território da Freguesia de Miranda do Corvo é atravessado pelo Rio Dueça e pelo Rio Alheda. O primeiro nasce na freguesia da Cumieira, no vizinho concelho de Penela e entra no de Miranda por um vale estreito, próximo da povoação da Retorta; segue em curvas, por um vale apertado até Albarrol, onde se desafoga um pouco para de novo entrar, abaixo de Godinhela, noutra garganta até quase às proximidades da vila; passa então a poente da vila, a algumas centenas de metros por detrás do Cristo-Rei, onde recebe as águas da ribeira do Alhêda; e novamente enfia por um vale de curvas apertadas, até que desagua no Ceira, sensivelmente entre os lugares de Ceira e Vendas de Ceira.
 
O Rio Dueça ou Corvo é um rio português, afluente do Ceira. nasce no concelho de Penela e desagua no Rio Ceira na vila de Ceira.
A maior parte do seu percurso é feito no concelho de Miranda do Corvo que atravessa.
 
O Rio Alheda é um pequeno rio português, com cerca de 8 Kms de extensão. Todo o seu percurso é feito dentro do concelho de Miranda do Corvo. Nasce perto da povoação de Gondramaz e desagua no Rio Dueça na vila de Miranda do Corvo.
Este pequeno rio atravessa o centro da vila de Miranda do Corvo. No seu percurso acidentado e ingreme formam-se várias quedas de água de grande beleza.





    • Autarcas
    • Geografia
    • Demografia
    • Serviços
    • Resenha
    • Heráldica
    • Património
    • Padroeiro
                  
Copyright © Todos os direitos reservados. Proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, sem prévia permissão por escrito da junta de Freguesia.

152067 visitas até ao momento.

Balcão virtual | Notícias | Proximidade | Contactos